A princípio a análise e vibração tem por objetivo identificar possíveis fontes de falhas e suas causas antecipadamente, afim de possibilitar a programação da intervenção com o menor impacto à produção.
Ela analisa variações nas vibrações das maquinas. Ao constatar alguma alteração, é possível prever problemas no desempenho dos equipamentos, além de determinar que peças precisam de manutenção.
Da mesma forma, com a análise de vibração os especialistas podem melhorar as condições dos equipamentos e evitar defeitos inesperados.
Toda maquina emite uma vibração quando está em funcionamento. Embora quando esta vibração ultrapassa um certo limite, está ligada a algum defeito.
Portanto, este tipo de análise nada mais é que que o processo pelo qual as falhas nos componentes dos equipamentos são descobertas através da taxa de variação das forças dinâmicas geradas.
Existem diversos tipos de vibrações, e cada uma indica um problema a ser corrigido como por exemplo: folgas mecânicas, eixo empenado, defeitos no rolamento, desbalanceamento, falhas elétricas, eixo empenado, falhas de polia, desalinhamentos, entre outros.

Benefícios da análise de vibração

Existem diversos benefícios na análise de vibração uma delas é evitar o desperdício de energia e desagaste das peças.
Sendo assim, ao realizar esta análise, há uma redução nos custos de manutenção, sendo possível prever quando é necessário a intervenção de manutenção, além do prolongamento da vida útil dos componentes.

A manutenção baseia-se na avaliação do estado da máquina com inspeções de rotina.

Saiba mais sobre análise de vibração

Entre em contato pelos telefones: 11 2207-8850, 47 3305-0160 ou  31 3471-7301  ou acesse  http://www.gtxe.com.br/encopel/contato  e entre em contato por e-mail. Contamos com uma equipe especializada que poderá tirar todas as suas dúvidas. Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook

Agende uma visita