Entenda mais sobre a análise de vibração e a importância dessa prática para a indústria

A análise de vibração é um processo indispensável em setores industriais e mecânicos, pois verifica o nível vibracional das máquinas, detecta alterações e indica quando as peças precisam de manutenção. Entender a condição dos equipamentos evita surpresas desagradáveis e custosas.

Agendar paradas nas máquinas para fazer o monitoramento básico da condição do equipamento evita que a operação precise parar sem aviso. Tal ação beneficia a produção prevenindo falhas inesperadas, como desalinhamento, imprecisão nos rolamentos, desbalanceamento, folgas e engrenagens defeituosas. 

Benefícios da análise de vibração

Alguns benefícios da análise de vibração são: ajuda na desenvoltura das máquinas, promove a eficiência nos reparos, reduz os custos da manutenção, produção e transação, elimina os desperdícios de peças, melhora o planejamento com os planos da empresa e aumenta o tempo de operação das máquinas.

Essa técnica é feita em conjunto com a manutenção preditiva, objetivando corrigir e prevenir falhas, melhorar o desempenho das peças e aumentar a vida útil dos equipamentos industriais a partir de análises gerais e, ao mesmo tempo, detalhadas de cada ativo.

A análise de vibração é uma das técnicas da manutenção preditiva

Uma grande vantagem do recolhimento de dados sobre os padrões e as atividades das máquinas é evitar interrupções na produção devido a quedas inesperadas. Essa técnica da manutenção preditiva é implementada por meio de sensores aplicados em pontos estratégicos das máquinas.

Cada equipamento necessita de faixas de medição e parâmetros específicos para a frequência de coleta de dados. O movimento da análise de vibração é registrado a partir dessas informações, enviadas por sinais elétricos e interpretadas por um profissional da área, que vai analisar se há ou não problemas no maquinário. 

Tipos de análise de vibração

Dentro dessa manutenção, existem diferentes tipos de análise, como o medidor de vibração de nível global sem filtro, utilizado para medir a vibração dos ativos em larga frequência. Há, também, o com filtro, cuja função é a mesma, mas com a diferença de mostrar oscilações nos componentes mais importantes da máquina.

Os analisadores de frequência são empregados quando a largura do filtro é estreita e o objetivo da ação é fazer análises de baixa frequência, transformando Fourier em sinais transitórios ou periódicos. Cada tipo é responsável pela redução de custos e pela garantia do sucesso na performance dos equipamentos.

Conheça os analisadores de vibração

Os analisadores de vibração SKF possuem alta confiabilidade operacional e são considerados instrumentos de última geração. Com eles, há mais precisão na captura dos dados e maior garantia de diagnósticos assertivos e confiáveis. As soluções da marca são econômicas e inovadoras.

Esse serviço permite que se saiba como os pontos de uma máquina se movem. Afinal, além de capturar, visualizar e analisar toda a documentação, com a consideração da amplitude e fase na análise de vibração, é possível definir padrões de movimento das máquinas e entender a origem das vibrações inesperadas. 

A importância de definir os ativos que vão ser monitorados

No serviço de análise, é muito importante estabelecer quais ativos vão ser monitorados e cadastrá-los no sistema profissional que vai indicar as diferentes faixas de medição. Após, é definida a rota para a coleta de dados de cada equipamento a ser monitorado.

É o acompanhamento das vibrações de cada ativo e os relatórios criados ou coletados que vão indicar os defeitos, a origem e o que fazer para resolver cada condição. A análise de tudo isso possibilita a criação das estratégias corretas para reparar os problemas encontrados nos componentes.

Conheça os sensores industriais inteligentes

O monitoramento automatizado das máquinas feito por meio dos sensores inteligentes é baseado em taxas e desempenho. O sensor mede e processa a temperatura e a vibração para detectar problemas comuns em equipamentos rotativos, substituindo a coleta de dados manual e tornando o processo mais ágil.

Essa autonomia possibilita o desenvolvimento dos sistemas e o acompanhamento do desempenho dos ativos, que podem ser modificados a distância conforme cada necessidade. Ainda, os sensores podem trocar dados com diferentes elementos das redes e viabilizar uma versatilidade de aplicações integradas.

Vantagens dos sensores inteligentes para a indústria

Um dos maiores benefícios desses sensores para a indústria é a fácil integração para as aplicações do IIoT (Internet Industrial das Coisas). Eles realizam tarefas de medição, detecção, contagem, posicionamento e identificação de objetos, produtos e pessoas.

Outras vantagens dos sensores industriais inteligentes são: acompanhamento mais assertivo dos processos, agilidade na tomada de decisões a partir dos dados coletados, aumento e velocidade na qualidade e eficiência da produção, economia, aumento da concorrência e troca de dados entre os equipamentos. 

Conte com os serviços da Encopel no seu negócio!

Uma análise de vibração de sucesso exige profissionais qualificados e sistemas tecnológicos que conduzam todo o processo com monitoramento preditivo ativo, além de sensores inteligentes, boa programação e eficiência no trânsito de dados. Essa prática aumenta a produtividade dos negócios e gera outras melhorias.

A Encopel é uma empresa que atua no mercado com muita maestria e oferece variados serviços para as áreas mecânica e industrial, como análise de óleo, alinhamento a laser dos eixos e polias, análise termográfica e de falha nos rolamentos, repotencialização, tensionamento eletrônico das correias e outros.

Compartilhe!

Fique por dentro das novidades