A lubrificação correta do rolamento é atualmente uma etapa essencial para alcançar a vida útil do rolamento. É importante antes de mais nada,  selecionar graxas adequadas à aplicação do rolamento. E aplicar a quantidade correta antes de colocar o rolamento em serviço. Durante a operação, o rolamento exigirá ainda assim, relubrificação periódica. A quantidade certa da graxa correta, aplicada nos intervalos acertados, é essencial para se obter o melhor desempenho do rolamento e a por fim a vida útil máxima. É comum, deste modo, utilizar métodos manuais de lubrificação; entretanto, a relubrificação contínua pode ser realizada utilizando-se lubrificadores automáticos que proporcionam um fornecimento de graxa mais consistente, correto e livre de contaminação.

Em suma, o processo consiste na aplicação de uma camada de lubrificante que tem por objetivo reduzir o atrito. Com efeito, ao mesmo tempo ocorre a diminuição do desgaste entre duas superfícies solidas em movimento relativo separando-as parcialmente ou completamente. Além de separar as superfícies, esta camada com toda a certeza tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. Enfim esta camada lubrificante pode ser constituída por uma variedade de líquidos, sólidos ou gasosos, puros e com misturas.

Componentes que fazem parte do sistema de lubrificação

Todo sistema de lubrificação tem o objetivo de garantir que as peças moveis funcionem perfeitamente. Se por acaso alguma peças tenha contato umas com as outras, pode-se gerar desgaste  e prejudicar o veiculo.
Podemos citar alguns componentes do sistema que são imprescindíveis, como por exemplo a bomba de óleo que dá vazão ao óleo lubrificante e deixa todos os componentes moveis do motor lubrificados. O pescador de óleo que tem por objetivo coletar o óleo que esta ligado a bomba.

Já o interruptor de pressão de óleo permite ao condutor ser alertado que pode haver uma eventual pressão de óleo b v, através de um sinal de alerta ou sonoro, este alerta serve para alertar sobre uma eventual pressão de óleo. O Cárter do motor fica na parte inferior do motor e tem como função manter certo o nível do óleo garantindo lubrificação de todo o motor e sistema de lubrificação. E o filtro de óleo que é uma peça que precisa de constante troca, contando com uma válvula reguladora e um canal interno.
Todas os componentes são importantes, mas não devemos esquecer que um bom  lubrificante é fundamental para o bom funcionamento de todo motor.

 

Saiba mais sobre lubrificação

Entre em contato pelos telefones: 11 2207-8850, 47 3305-0160 ou  31 3471-7301  ou clique aqui e entre em contato por e-mail. Contamos com uma equipe especializada que poderá tirar todas as suas dúvidas. Se gostou destas informações nos acompanhe pelo Facebook.

Agende uma visita