O que são rolamentos?

O que são rolamentos?

Sempre falamos sobre os rolamentos e sua importância na indústria, no entanto, hoje decidimos fazer um apanhado geral sobre rolamento, um componente de suma importância. Se você não sabe o que é um rolamento ou para que ele serve, leia o artigo abaixo:

O rolamento é uma peça de transmissão mecânica que auxilia na rotação e locomoção de uma determinada carga.

Ele ajuda a reduzir a fricção das peças móveis de uma máquina e suportar a sua carga. Também, pode fazer a transmissão de cargas em direções radiais ou axiais, e até fazer movimentos combinação das duas. A maioria dos rolamentos possui um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes e uma gaiola. Eles são normalmente feitos de aço, mas existem outros materiais, como a cerâmica.

O rolamento é, normalmente, constituído de pistas, esferas, gaiola e retentores. Mas, para que possam funcionar em sua maior capacidade é necessário deixá-lo lubrificados. Essa lubrificação ajuda a evitar os atritos entre as peças e desgastes e os prejuízos.

Rolamentos industriais

Os rolamentos industriais são peças mais exigentes e agressivas para se adequarem à rotina no sistema fabril. Assim, eles precisam ser capazes de aguentar as cargas muito pesadas em ambientes úmidos e com agentes corrosivos. Essas peças ajudam a apoiar os movimentos e os eixos que realizam movimentos durante uma operação. Por isso, são indispensáveis para que qualquer atividade industrial seja feita.

Principais aplicações de rolamento
Os principais rolamentos são os de esferas, de roletes e autocompensadores. E, cada um deles possuem as suas próprias aplicações nas indústrias.

Rolamento de esferas
Esses são os rolamentos mais comuns e mais usados em aplicações do mercado, pois podem suportar cargas axiais e radiais. A principal característica deles é o seu grande poder na velocidade de rotação. Por isso, é muito aplicado nas embreagens e indústria automotiva como um todo.

Rolamentos de Roletes
Esse tipo de rolamento é composto por rolos mais finos do que as peças mais tradicionais. Os diâmetros dessas peças são bem menores, sendo indicadas para aplicações em que é preciso diminuir a altura de rolamento. Os rolamentos de rolete conseguem aguentar uma grande carga, sendo usados em motores automotivos e outras aplicações de precisão.

Rolamentos autocompensadores
Os rolamentos autocompensadores possuem a capacidade de ajustar e absorver forças radiais e axiais. Assim, ele é aplicado em máquinas onde não é preciso a tolerância dos guias axiais, como conversores, engrenagens, máquinas de fundição contínua, etc.

Escolha do rolamento
Para obter bons resultados, é preciso escolher o rolamento certo para a operação industrial. Todos os equipamentos devem apresentar boa qualidade operacional. Um rolamento ruim pode deixar as máquinas de uma fábrica inativas, oferecer maiores riscos de acidentes, deixar as máquinas inoperáveis e elevar o custo com manutenções frequentes.


E, para te ajudar a escolher o melhor rolamento, você pode entrar em contato com a nossa equipe. Contamos com uma equipe especializada para te atender.

A Encopel é uma empresa que lida com peças e acessórios industriais do mercado nacional e importados das melhores marcas. Além dos produtos de qualidade, oferece um serviço eficaz que ajuda a suprir qualquer necessidade do negócio. E, o melhor: a Encopel é a MAIOR DISTRIBUIDORA AUTORIZADA das principais marcas de rolamentos e mancais. Por isso, ela garante PREÇOS ÓTIMOS e QUALIDADE!

Comprove a eficiência da Encopel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *