Alinhamento de eixos a laser SKF: reduza até 50% do custo com paradas.

Alinhamento de eixos a laser SKF: reduza até 50% do custo com paradas.

Ferramenta para alinhamento de eixo TKSA 41

A TKSA 41 é uma solução de alinhamento a laser avançada para obter alinhamentos de eixo precisos. Com duas unidades de medição sem fio, detectores grandes e lasers poderosos, o instrumento realiza medições precisas, mesmo nas condições mais difíceis. A unidade de tela ergonômica com navegação intuitiva em tela sensível ao toque torna seus alinhamentos mais rápidos e fáceis, ao mesmo tempo que os recursos inovadores, como a “medição livre”, aumentam o desempenho do alinhamento. Com o foco em melhorar as práticas de alinhamento, a Ferramenta para Alinhamento de Eixo SKF TKSA 41 é uma das soluções de alinhamento de melhor valor no setor.

O atual momento exige que os setores de manutenção e controle de ativos trabalhem na redução de custos e otimização de processos. A Encopel te ajuda nisso, com soluções que estão “alinhadas” com as suas necessidades! Nossa experiência mostra que o alinhamento de eixos a laser permite maior precisão e eficiência em sistemas rotativos para transmissão mecânica.


O que é alinhamento de eixos?
Quando os eixos estão conectados entre dois componentes e suas linhas de centro passam por uma mesma reta, dizemos que esses eixos são colineares. Portanto, o alinhamento de eixos se dá quando esta condição é atendida dentro das tolerâncias admissíveis.

No entanto, é uma condição difícil de se obter sem uso de ferramentas adequadas.

Sintomas típicos provocados por desalinhamento de eixos
• Desgaste ou falha de elementos de máquinas: defeitos em acoplamentos, rolamento, correias e polias, selos e vedações. O desgaste pode se apresentar em forma de ranhuras, alteração ou perda de cor e/ou deformação.

• Deslocamento ou deformação de componentes: estas alterações provocam tensões sobre rolamentos, selos de bombas, acoplamentos e mancais. Pode alterar o posicionamento da máquina.

• Folgas nos calços: este pode ser um sinal de pé manco. Por diversas razões, a máquina pode estar assentada de forma não uniforme sobre sua base, dificultando o alinhamento.

• Aumento do consumo de energia: variáveis como a eficiência e carga sobre o motor podem afetar significativamente a potência necessária para fazer uma máquina funcionar e aumentar o consumo da energia.

• Vibração excessiva: se uma máquina está fazendo barulho acima do normal ou está vibrando visivelmente, pode ser sinal de desalinhamento de eixos.


Ferramenta para alinhamento de eixos a laser SKF TKSA 41

 

Este alinhador de eixos também funciona com cabeçotes a laser e apresenta uma série de vantagens em relação ao modelo SKF TKSA 31:

  • Conexão wireless entre o display de controle e os cabeçotes de medição;
  • Câmera integrada para capturar imagens para relatórios;
  • Leitor de código QR para simplificar a identificação das máquinas;
  • Medições em posições livres, e não apenas nas posições de 3, 9 e 12 horas;
  • Ângulo mínimo entre as posições de medição mais distantes de 90°. Nos modelos anteriores, este ângulo é de 180°, que é a distância entre a posição de 3 e 9 horas.

 


Dessa forma a Encopel trabalha para melhorar sua produtividade, reduzir seus custos de manutenção, otimizar seus projetos de transmissão, diminuir o tempo de espera de seus produtos nas paradas, reduzir seu inventário e maximizar a vida útil dos produtos fornecidos para sua empresa.

Compre sua ferramenta de alinhamento de eixos a laser SKF na Encopel.

 

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *