O que é um mancal? Quais os principais tipos?

O que é um mancal? Quais os principais tipos?

Mancal é um elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos). Normalmente são fabricados de ferro fundido ou aço e bipartidos (base e tampa). Os principais tipos de mancais são: rotativo ou de rolamento e de deslizamento ou de bucha.

 

Qual é a função do mancal?
Quais são os tipos de mancais?
O que é e tipos de mancal de rolamento (vantagens e desvantagens)
O que são e quais os tipos de mancal de deslizamento (vantagens e desvantagens)
Diferença entre mancal de rolamento e mancal de deslizamento
Lubrificação em mancais
Manutenção básica em mancais
Dicas de preparativos para a montagem de mancais


Qual é a função do mancal?

A função do mancal é dar apoio e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante (rolamento). Durante seu uso, os mancais estão sujeitos às forças de atrito devido a rotação do eixo e podem ser do tipo deslizante ou rotativo.

É um componente fundamental em uma máquina ou equipamento, principalmente quando se pretende obter eficiência na transmissão de potência em sistemas mecânicos. Qualquer falha nele pode causar a parada do equipamento e, consequentemente, a perda de produção.

 

Quais são os tipos de mancais?

Existem no mercado dois principais tipos de mancais, são eles:

 

Mancais de deslizamento ou de bucha

  • Mancal Hidrodinâmicos;
  • Mancal Hidrostáticos;
  • Mancal Aerostáticos;
  • Mancal Magnéticos;

Mancais de rolamento ou rotativo

  • Rígido de esferas;
  • De esferas de contato angular;
  • De rolos cilíndricos;
  • De rolos cônicos;
  • Axial de Esferas;
  • De agulhas;
  • Autocompensador de rolos/esferas.

Tipos de mancais de rolamento ou rotativo

1. Mancal de Rolamento Rígido de Esferas:
É composto por um conjunto de esferas e alojamento. Por ser rígido, não permite movimento de flexão ou desalinhamento do eixo. Pode suportar carga radial e axial, além de altas velocidades. Por isso, atende uma ampla gama de aplicações.

2. Mancal de Rolamento de Esferas de Contato Angular:
É recomendado em aplicações que demandem alta rotação e pouco ruído. São adequados para suportar cargas combinadas (axiais e radiais) atuando simultaneamente. Também são fabricados com uma ou duas carreiras.

3. Mancal de Rolamento de Rolos Cilíndricos:
Permite que o eixo trabalhe em alta velocidade e suporte elevadas cargas de impacto na direção radial. Podem ser encontrados nas seguintes formas: de acordo com o número de carreiras de rolos (uma, duas ou quatro) e de acordo com o tipo de gaiola (com, sem ou projetos especiais).

4. Mancal de Rolamento de Rolos Cônicos:
É preparado para suportar altas cargas de impacto, inclusive impactos radiais e axiais simultâneos. Contam com linhas de projeção das pistas que se encontram em um ponto comum no eixo do rolamento. Sua capacidade de carga axial aumenta com ângulo de contato crescente.

5. Mancal de Rolamento Axial de Esferas:
O rolamento axial de esfera possui dois anéis, um no eixo e outro na base que acomoda as esferas em seus canais. Não podem ser submetidos a cargas radiais. São compostos por anel de eixo, gaiola axial e anel de caixa que pode ter superfície de assento plana ou esférica.

6. Mancal de Rolamento de Agulhas:
Utilizado para cargas elevadas e em baixa rotação. O rolamento de rolos de agulha, apresenta diâmetro pequeno em comparação com seu comprimento. O perfil modificado de pista/rolo, faz com que se evitem os picos de tensão. Dessa forma, sua vida útil é prolongada.

7. Mancal de rolamento Autocompensador de rolos/esferas
Nesse tipo de mancal o rolamento possui a característica de serem auto-alinháveis, permitindo desalinhamentos angulares do eixo em relação ao alojamento. Ele consegue corrigir os erros de alinhamento causados por flexão, por desalinhamento ou até mesmo erros de instalação.

O mancal de deslizamento deve ser frequentemente inspecionado, dentro de um planejamento de manutenção preventiva.


A Encopel pode te ajudar na melhor escolha do seu mancal. Nossa equipe de especialistas é altamente qualificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *