Você sabia que para o rolamento funcionar de forma eficiente, é preciso utilizar a graxa certa?

Você sabia que para o rolamento funcionar de forma eficiente, é preciso utilizar a graxa certa?

Você sabia que para o rolamento funcionar de forma eficiente, é preciso utilizar a graxa certa? Pois bem, os rolamentos são peças que tem como função carregar e aguentar cargas, facilitando e apoiando a ação rotativa de um equipamento, com um menor esforço para locomoção.

Além disso, também permitem fazer a transmissão de cargas para direções radiais e axiais ou as duas de forma combinada. Eles são encontrados em vários tipos de mercados, com uma aplicação bem ampla. O importante é que quando há um bom deslizar, o rolamento funciona melhor! Isso acontece porque o atrito criado por uma peça mal lubrificada compromete todo o equipamento. Um bom desempenho apenas é possível por meio de produtos de qualidade, tanto da peça quanto a graxa para rolamento que é usada.

Graxa para rolamento
A graxa é todo e qualquer lubrificante pastoso composto ou de grande viscosidade, que surge da combinação de óleo mineral ou sintético, com aditivos.

Há diferentes tipos de graxa no mercado, podendo ser utilizada para diferentes situações, aumentando a durabilidade e a vida útil dos de peças como o rolamento.

  • Principais benefícios
    A graxa protege as peças de contaminação causada por água ou corrosão;
    A graxa diminui o desgaste entre os materiais envolvidos;
    A graxa diminui a fricção;
    A graxa reduz a quantidade de sujeira ou poeira que o equipamento faz.

Afinal, qual é a melhor graxa para rolamento?
A escolha da melhor graxa para rolamento não é algo simples! Isso porque cada tipo de rolamento possui uma função particular, com peculiaridades que o tornam perfeito dentro de um certo objetivo. Por exemplo, a graxa azul é composta por sabão de lítio espesso com base de óleo mineral, que apresenta a possibilidade de ter diferentes formas de uso. Ela também apresenta uma boa estabilidade contra a oxidação, com uma grande resistência à água.

No caso da graxa especial de rolamento de alta rotação, o indicado é uma que apresenta altíssima rotação do rolamento. Assim, a graxa sintética de complexo de lítio é a que vai ajudar no trabalho do rolamento em temperaturas que podem ir dos –20º aos 120ºC. Sendo assim, a escolha da melhor graxa sempre irá variar com o tipo de rolamento e a sua aplicação.

E, para te ajudar a escolher a melhor graxa para rolamento, você pode entrar em contato com a nossa equipe. Contamos com uma equipe especializada para te atender.

A Encopel é uma empresa que lida com peças e acessórios industriais do mercado nacional e importados das melhores marcas. Além dos produtos de qualidade, oferece um serviço eficaz que ajuda a suprir qualquer necessidade do negócio.

E, o melhor: a Encopel é a MAIOR DISTRIBUIDORA AUTORIZADA das principais marcas de rolamentos e mancais. Por isso, ela garante PREÇOS ÓTIMOS e QUALIDADE!

Comprove a eficiência da Encopel!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *